sábado, 12 de março de 2011

Comunhão e Mutualidade

Ao preparar a lição para amanhã na Escola Bíblica Dominical, me deparei com duas palavras que apesar de sabermos seus significados as vezes deixamos passar sem meditarmos como devemos na tão grande importância e relação existente entre elas: Comunhão e Mutualidade.
No mundo de hoje vivemos de várias formas, uns se deixam levar pela pressa, hoje é muito comum se ouvir "rápido, anda logo", todo esse stress nos projeta para uma individualidade que o Senhor Jesus não agrada, pois em todos os seus conceitos e mandamentos nos deparamos com o contrário que é exatamente a MUTUALIDADE e a COMUNHÃO.
COMUNHÃO: Relação Pessoal de cada cristão com Deus e uns com os outros em virtude da união em Jesus Cristo, ou seja, temos que ser unidos com Jesus para sermos unidos em Jesus. Cristo é a fonte para comunhão e o resultado desta comunhão é externado pela mutualidade. A vida de comunhão com Cristo  impede sentimentos de altivez.
MUTUALIDADE: É um estilo de vida baseado nos mandamentos do Novo Testamento a respeito das coisas que fazemos uns aos outros para externar o nosso mútuo amor e unidade; também a respeito das coisas que não devemos fazer uns contra os outros a fim de preservar este amor e esta mutualidade.
Sei que é difícil porém não é impossível, alguns textos bíblicos nos mostram como Cristo quer que vivamos:
"Amai-vos uns aos outros cordialmente com amor fraternal" Rm 12:10
"Levai as cargas uns dos outros" Gl 6:2
"perdoando-vos uns aos outros" Ef 4:32
"Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente" Cl 3:13
Antigamente os cristãos dedicavam tempo para estarem juntos(At 2:42), eles tinham prazer em compartilhar (At 2:45), viviam unidos no Espírito Santo (2Co 13:13), compartilhavam alegrias e aspéctos do dia a dia de cada um (At 2:46).
Estes e tantos outros nos mostram como Cristo viveu e se é para cumprir o versículo 5 de Filipenses capítulo 2 "De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus" temos muito  que fazer queridos, deixemos de usurpar, de querer posições superiores, de querer ser além simplesmente para ganhar atenção ou por pretencionismo, isto não combina com a postura de servo. Atenção para um fato, não estou aqui dizendo que você não deve buscar coisas melhores, ambicionar posições melhores, não! Se essa ambição estiver fundamentada no propósito de Deus e Ele e somente Ele for louvado, amém, siga em frente, estou dizendo quando se quer algo só para se mostrar superior aos demais que vivem ao seu redor.


Que Deus abençoe sua vida, sua família e vivamos em comunhão e mutualidade sempre, pois Deus agrada e abençoa a quem assim vive.


Agora cuidado: Estas marcas da comunhão e da mutualidade devem estar presentes em nossas igrejas, se não está ore e faça o que for preciso para evidenciarmos este amor que salva vidas, o amor de Cristo demonstrado através de você e através de mim.


Deus abençoe a todos em nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.